Testes

 Para boas notas conseguires alcançar,
 Ajuda para estudar vais aqui encontrar!

Datas

- Teste de Português:
1.ª parte - dia 31 de maio (quarta-feira) e 2.ª parte - dia 02 de junho (sexta-feira)

Teste de Estudo do Meio: 
dia 07 de junho (quarta-feira)

Teste de Matemática 
dia 12 de junho (segunda-feira)

Teste de Inglês 
dia 16 de junho (sexta-feira)

Conteúdos

Para o Teste de Avaliação Sumativa de Inglês, tenho de saber:

» Ficha de revisões para o Teste

_____________

Para o Teste de Avaliação Sumativa Final de Matemática, tenho de saber:

- os números até 1 000 000;
- escrever números por extenso;
- decompor números;
- escrever números por ordem crescente e por ordem decrescente;
- identificar o número que vem antes e depois de um número dado;
- identificar um número a partir de pistas dadas;
- multiplicar por 10, por 100 e por 1000;
- escrever a fração de acordo com a parte pintada em diferentes figuras;
- pintar figuras de acordo com a fração apresentada;
- pintar / completar a unidade a partir de figuras que representam parte dessa unidade;
- utilizar a simbologia <, = ou > de acordo com as frações apresentadas;
- situar numa reta numérica números decimais;
- decompor e fazer a leitura de números decimais (até à centésima);
- escrever números em numeração romana;
- fazer a leitura de números romanos;
- calcular o perímetro;
- calcular a área;
- fazer igualdades / transformações com medidas de área;
- fazer igualdades / transformações com medidas de comprimento;
- fazer igualdades / transformações com medidas de capacidade;
- fazer igualdades / transformações com medidas de massa;
- resolver situações problemáticas com medidas de comprimento, de capacidade e de massa;
- resolver situações problemáticas com dinheiro;
- ler e compreender situações problemáticas, mostrando sempre como pensei;
- os algoritmos da adição, da subtração, da multiplicação e da divisão.
- …

» Ficha de revisões para o Teste de Matemática
» Ficha de revisões para o Teste de Matemática - 2

_____________

Para o Teste de Avaliação Sumativa Final de Português, tenho de saber:

- ler e compreender um texto narrativo;
- assinalar, de entre várias opções, a resposta verdadeira de acordo com o texto;
- responder a perguntas sobre o texto;
- dar um novo título ao texto;
- identificar nomes próprios, nomes comuns e nomes coletivos;
- identificar adjetivos;
- identificar determinantes possessivos;
- identificar determinantes demonstrativos;
- identificar determinantes artigos definidos e indefinidos;
- identificar quantificadores numerais;
- identificar verbos;
- conjugar verbos no presente;
- reescrever frases no futuro;
- completar frases colocando os verbos indicados no tempo correto;
- reescrever frases substituindo palavras destacadas pelo pronome pessoal correspondente;
- reescrever um pequeno texto colocando as pontuações e as maiúsculas necessárias;
- escrever antónimos de palavras dadas;
- identificar prefixos e sufixos;
- descobrir a palavra que deu origem a outras palavras (radical);
- escrever palavras da mesma família;
- identificar monossílabos, dissílabos, trissílabos e polissílabos;
- dividir palavras em sílabas, identificar a sílaba tónica e classificar palavras quanto à posição da sílaba tónica (palavras esdrúxulas, graves e agudas);
- separar palavras em sílabas para translineação;
- identificar frases negativas e afirmativas (com valor negativo e valor afirmativo);
- identificar frases declarativas, exclamativas, interrogativas...;
- expandir e reduzir frases dadas;
- procurar palavras no dicionário;

- ler e compreender um texto informativo;
- identificar, no texto, informações pedidas;
- assinalar, de entre várias opções, a resposta verdadeira de acordo com o texto;
- responder a perguntas sobre o texto;
- as regras para escrever um e-mail;
- escrever um texto de acordo com instruções dadas;
- …

Ficha de revisões para o Teste de Português -1

______________

Para o Teste de Avaliação Sumativa Final de Estudo do Meio, tenho de saber:

- o que são astros;
- o que é um planeta, uma estrela, um satélite natural e o sistema solar;
- o nome da estrela do sistema solar;
- o nome de todos os planetas (por ordem);
- o movimento de rotação e de translação;
- identificar uma rosa dos ventos e os respetivos pontos cardeais (norte, sul, este e oeste);
- identificar os pontos cardeais pela posição do Sol;
- identificar um corpo transparente, translúcido e opaco;
- identificar corpos luminosos;
- identificar fontes de luz natural e fontes de luz artificial;
- identificar o distrito onde vive no mapa de Portugal;
- marcar um trajeto no mapa e identificar o ponto de partida, o itinerário e o ponto de chegada;
- identificar a função de certas instituições (museu, biblioteca, escola, bombeiros, hospital...);
- saber o que é o comércio;
- identificar estabelecimentos comerciais da localidade onde vive;
- saber o que é um produtor, um comerciante e um consumidor;
- saber as informações que os produtos devem apresentar obrigatoriamente (data de validade e composição...);
- observar uma etiqueta de um produto e identificar informações importantes (validade, conteúdo...);
- relacionar alimentos com os processos de conservação utilizados (pasteurizado, congelado, enlatado, salgado, fumado...);
- identificar transportes terrestres, aéreos e aquáticos;
- identificar meios de comunicação social e meios de comunicação pessoal;
- relacionar profissão / o que faz / o que utiliza;
- identificar atividades económicas (agricultura, pecuária, pesca, silvicultura, exploração mineral, indústria e turismo);
- relacionar produtos / matéria prima / atividade económica;
- ... 
» Ficha de revisões para o Teste de Estudo do Meio

Datas

- Teste de Inglês: dia 11 de maio (quinta-feira)

Conteúdos

Para o Teste de Avaliação de Inglês, tenho de saber:


» Ficha de revisões

Datas

- Teste de Inglês: dia 16 de março (quinta-feira)
- Teste de Português: dia 24 de março (sexta-feira)
- Teste de Estudo do Meio: dia 27 de março (segunda-feira)
- Teste de Matemática dia 30 de março (quinta-feira)

Conteúdos

Para o Teste de Avaliação Sumativa de Matemática, tenho de saber:

- os números até 999 999;
- ler e escrever números por extenso;
- ler e escrever números por ordens e por classes;
- identificar números pares e números ímpares;
- formar números (seguindo pistas) com algarismos dados;
- identificar múltiplos (x4, x8, x9); 
- escrever a fração de acordo com a parte pintada em diferentes figuras;
- utilizar a simbologia <, = ou > de acordo com as frações apresentadas;
- pintar figuras de acordo com a fração apresentada;
- pintar imagens (completando a unidade) de acordo com a fração proposta;
- situar numa reta numérica, números decimais;
- multiplicar por 10, por 100 e por 1000;
- a relação que existe entre raio e diâmetro;
- traçar circunferências com o compasso, a partir de medidas dadas de raio e calcular os respetivos diâmetros
- interpretar/extrair informação a partir de dados de um diagrama de caule-e-folha;
- calcular a amplitude;
- identificar a moda;
- medir, com régua, segmentos de reta;
- calcular comprimentos e efetuar conversões (m, dm, cm e mm);
- ler, compreender e resolver situações problemáticas, mostrando sempre como pensei;
- dividir;
- resolver operações a partir dos algoritmos da adição, da subtração e da multiplicação;
- …
» Ficha de Preparação para o Teste

_______________

Para o Teste de Avaliação Intercalar de Estudo do Meio, tenho de saber:

- o que são animais vertebrados e animais invertebrados;
- identificar animais vertebrados e animais invertebrados;
- identificar o grupo a que os animais pertencem (mamíferos, aves, peixes, répteis, insetos, anfíbios, moluscos);
- classificar animais quanto à sua alimentação (carnívoro, insetívoro, herbívoro, granívoro, omnívoro);
- identificar animais com pelos, penas e escamas;
- dar exemplos de animais ovíparos e vivíparos;
- representar uma cadeia alimentar;
- quais os fatores ambientais que condicionam a vida dos seres vivos (solo, água, alimento, temperatura...);
- o nome de algumas aves migratórias;
- os motivos que levam as aves a migrar;
- identificar a rocha utilizada na produção de objetos;
- o que é um solo permeável e um solo impermeável;
- identificar solo permeável e impermeável (solo arenoso e solo argiloso);
- de que é formado o solo arenoso, o solo argiloso e o solo calcário;
- o que é um solo fértil;
- a composição do húmus;
- identificar formas de relevo e meios aquáticos;
- legendar imagens com formas de relevo e meios aquáticos;
- a existência do polo norte e do polo sul nos ímanes;
- que polos diferentes atraem-se e polos iguais repelem-se;
- identificar objetos que são atraídos pelos ímanes;

- …
» Ficha de Preparação para o Teste 

_______________

Para o Teste de Avaliação Sumativa de Português, tenho de saber:

- ler e compreender um texto narrativo;
- responder a perguntas sobre o texto;
- assinalar, de entre várias opções, a resposta verdadeira de acordo com o texto;
- assinalar respostas verdadeiras e falsas de acordo com o texto;
- transcrever do texto frases que justifiquem afirmações;
- dar um novo título ao texto;
- identificar nomes próprios, nomes comuns e nomes coletivos;
- dividir palavras em sílabas, identificar a sílaba tónica e classificar palavras quanto à posição da sílaba tónica (palavras esdrúxulas, graves e agudas);
- identificar adjetivos;
- escrever palavras da mesma família;
- escrever frases na forma negativa;
- reescrever frases substituindo palavras destacadas pelo pronome pessoal correspondente;
- completar frases colocando os verbos indicados no infinitivo no presente;
- conjugar verbos no presente;
- reconhecer verbos regulares e verbos irregulares;
- identificar um quantificador numeral;
- escrever um texto de acordo com o tema dado;
- …

» Ficha de Preparação para o Teste (Gramática e Expressão Escrita)
» Ficha de Preparação para o Teste (Leitura e Compreensão)

_______________

Para o Teste de Avaliação Intercalar de Inglês, tenho de saber:


» Ficha de revisões

Datas

- Teste de Inglês: dia 02 de fevereiro (quinta-feira)
- Teste de Português: dia 06 de fevereiro (segunda-feira)
- Teste de Estudo do Meiodia 10 de fevereiro (sexta-feira)
- Teste de Matemática dia 13 de fevereiro (segunda-feira)

Conteúdos

Para o Teste de Avaliação Intercalar de Inglês, tenho de saber:


»  Ficha de revisões 

_______________

Para o Teste de Avaliação Intercalar de Português, tenho de saber:

- ler e compreender um texto narrativo;
responder a perguntas sobre o texto;
- assinalar afirmações verdadeiras e falsas de acordo com o texto;
- ordenar acontecimentos de acordo com o texto;
ler e compreender um cartaz;
responder a perguntas sobre o cartaz;
- identificar nomes próprios e nomes comuns;
- identificar adjetivos;
- reescrever frases substituindo palavras destacadas pelo pronome pessoal correspondente;
- dividir palavras em sílabas, identificar a sílaba tónica e classificar palavras quanto à posição da sílaba tónica (palavras esdrúxulas, graves e agudas);
- classificar palavras quanto ao número de sílabas (monossílabos, dissílabos, trissílabos e polissílabos);
- separar palavras para mudança de linha (translineação);
- identificar sinais de pontuação;
- identificar frases na forma negativa e na forma afirmativa;
- classificar palavras quanto ao género (feminino ou masculino) e ao número (singular ou plural);
- identificar frases do tipo declarativo, interrogativo, exclamativo ou imperativo;
- escrever palavras por ordem alfabética;
- identificar o infinitivo de um verbo, o tempo (presente, passado ou futuro) e a conjugação a que pertence (1.ª, 2.ª ou 3:ª conjugação);
- consultar o dicionário e procurar o significado de palavras dadas;
- escrever um texto (entre 15 a 25 linhas), de acordo com o tema dado e seguindo pequenas orientações;
- …

» Ficha de Preparação para o Teste
» Expressão Escrita

_______________

Para o Teste de Avaliação Intercalar de Estudo do Meio, tenho de saber:

- identificar testemunhos da história de uma localidade;
- identificar alguns vestígios do passado da tua localidade (freguesia, concelho ou distrito): o nome de um monumento, de uma rua ou praça, de um prato típico, de uma festa ou romaria;
- a data do feriado municipal do teu concelho;
- identificar/reconhecer uma igreja, um moinho, um pelourinho, um castelo, uma carta de foral, artesanato, gastronomia...
- identificar as partes que constituem uma planta e as suas funções;
- identificar árvores de folha caduca e árvores de folha persistente ou perene;
- identificar plantas comestíveis e não comestíveis;
- identificar a parte comestível das plantas (raiz, caule, folha, fruto ou sementes);
- classificar (o nome) dos diferentes tipos de raiz (raiz aprumada, fasciculada e tuberculosa);
- a utilidade de diferentes plantas (são utilizadas para alimentação, vestuário, cosmética, construção, colas e papel...);
- as duas formas de reprodução das plantas;
- do que necessita o feijão para germinar;
- …

» Ficha de Preparação para o Teste  

_______________

Para o Teste de Avaliação Intercalar de Matemática, tenho de saber:

- os números até 99 999;
- escrever números por extenso;
- escrever números por ordens e por classes;
- decompor números; 
- identificar números pares e números ímpares;
- escrever números por ordem crescente e por ordem decrescente;
- situar numa reta numérica números (com dezenas de milhar);
- calcular a metade e o dobro;
- a partir de uma unidade de medida, registar a fração que representa a medida de comprimento de segmentos de reta;
- pintar imagens de acordo com a fração;
- a relação que existe entre raio e diâmetro;
- traçar circunferências com o compasso, a partir de medidas dadas de raio e de diâmetro;
- traçar um raio e um diâmetro numa circunferência;
- a partir de dados, organizar um diagrama de caule-e-folha;
- calcular a amplitude;
- a moda;
- ler e compreender situações problemáticas, mostrando sempre como pensei;
- dividir;
- os algoritmos da adição, da subtração e da multiplicação;
- …

» Ficha de Preparação para o Teste

_______________

Datas

- Teste de Português: dia 05 de dezembro (segunda-feira)
- Teste de Matemática: dia 07 de dezembro (quarta-feira)
- Teste de Estudo do Meio: dia 12 de dezembro (segunda-feira)
- Teste de Inglês: dia 13 de dezembro (terça-feira)

Conteúdos

Para o Teste de Avaliação Sumativa de Português, tenho de saber:
- ler e compreender um texto narrativo;

- identificar o tipo de texto, o título do texto, o nome do autor, o nome da obra de onde foi retirado...
- localizar a ação no espaço e no tempo;
- identificar a personagem principal;
- responder a perguntas sobre o texto;
- dar a minha opinião sobre um tema/assunto;
- identificar parágrafos;
- identificar o número de frases dentro de um parágrafo;
- identificar falas de personagens;
- escrever palavras da mesma área vocabular;
- escrever palavras da mesma família;
- identificar sinónimos e antónimos;
- copiar do texto nomes próprios e nomes comuns;
- identificar nomes coletivos;
- classificar palavras quanto ao género (feminino ou masculino) e ao número (singular ou plural);
classificar palavras quanto ao número de sílabas (monossílabos, dissílabos, trissílabos e polissílabos);
- dividir palavras em sílabas, identificar a sílaba tónica e classificar palavras quanto à posição da sílaba tónica (palavras esdrúxulas, graves e agudas);
identificar verbos e adjetivos;
- identificar palavras homónimas e escrever o significado das palavras nas duas situações (exemplo: canto = verbo cantar e canto = espaço onde se juntam duas paredes);
- reconhecer uma frase do tipo interrogativo, tipo exclamativo e tipo declarativo;
- organizar uma receita, identificando o nome da receita, os ingredientes e o modo de preparação;
- escrever um pequeno texto, seguindo orientações;
- …

» Ficha de Preparação para o Teste

_______________

Para o Teste de Avaliação Sumativa de Matemática, tenho de saber:
- o Milhar;
- descobrir regularidades e continuar sequências de números;
identificar números pares e ímpares;
escrever números por ordem crescente;
- escrever números (com milhares) que ficam antes, depois e entre números dados;
- decompor números (exemplo: 2356 = (2x1000) + (3x100) + (5x10) + (1x6) );
- escrever números (com milhares) por extenso e por ordens;
- descobrir um número a partir de pistas dadas;
as tabuadas do 2, do 3, do 4, do 5, do 6, do 7 e do 10;
- completar uma tabela de multiplicação;
- identificar múltiplos de um número;
- completar uma pirâmide de números;
- calcular mentalmente;
ler e escrever números ordinais (até ao centésimo);
ler e marcar horas;
- adicionar e subtrair horas, minutos e segundos;
- identificar, num conjunto de números, os extremos e a amplitude;
ler e interpretar tabelas;
- completar tabelas de frequência e gráficos de barras;
ler e compreender situações problemáticas, mostrando sempre como pensei;
- dividir;
- os algoritmos da adição, da subtração e da multiplicação;
- ...

» Ficha de Preparação para o Teste

_______________

Para o Teste de Avaliação Sumativa de Estudo do Meio, tenho de saber:
- relacionar situações / reações / sensações ou sentimentos;
- o sistema digestivo (legenda) e as etapas da digestão;
- o sistema circulatório e distinguir a pequena circulação da grande circulação;
- o sistema respiratório (legenda) e os dois movimentos que se produzem (explicar);
- o sistema excretor (legenda) e a sua função;
- o sistema reprodutor e identificar os órgãos do aparelho reprodutor feminino e do aparelho reprodutor masculino;
- identificar perigos para a saúde;
- reconhecer a importância do sol e do ar puro;
- o que fazer em caso de hemorragia e mordedura de um cão;
- ...

» Ficha de Preparação para o Teste

_______________

Para o Teste de Avaliação Sumativa de Inglês, tenho de saber:



» Ficha de revisões

Datas

- Teste de Estudo do Meio: dia 31 de outubro (segunda-feira)
- Teste de Inglês: dia 03 de novembro (quinta-feira)
- Teste de Matemática: dia 07 de novembro (segunda-feira)
- Teste de Português: dia 09 de novembro (quarta-feira)


Conteúdos

Para o Teste de Avaliação Intercalar de Português, tenho de saber:
- ler e compreender um texto narrativo;
- responder a prguntas sobre o texto;
- identificar (de entre vários) o significado adequado para uma palavra dada;
- dar a minha opinião sobre um tema/assunto;
- ler e compreender um texto poético;
- identificar uma poesia, o nome do autor, o nome da obra de onde foi retirado...
- identificar versos, quadras e estrófes;
- reescrever frases no feminino e no plural;
- colocar os sinais de pontuação num pequeno texto;
- identificar os diferentes sinais de pontuação;
- reconhecer uma frase do tipo interrogativo, tipo exclamativo e tipo declarativo;
- escrever palavras com acento agudo, grave e circunflexo;
- classificar palavras quanto ao número de sílabas (monossílabos, dissílabos, trissílabos e polissílabos);
- identificar nomes, verbos, adjetivos, determinantes artigos definidos e indefinidos;
- escrever palavras por ordem alfabética;
- escrever palavras do campo lexical/área vocabular de uma palavra dada;
- procurar palavras dadas no dicionário;
- escrever uma carta (imaginando que se é outra pessoa a escrever para alguém);
- …

» Ficha de Preparação para o Teste

_______________

Para o Teste de Avaliação Intercalar de Matemática, tenho de saber:
- o Milhar;
- descobrir regularidades e continuar sequências de números;
- situar números na reta numérica;
- escrever números (com milhares) por extenso e por ordens;

- escrever números (com milhares) que ficam antes, depois e entre números dados;
- completar adições de modo a obter 1000;

- identificar a unidade, a dezena, a centena e o milhar;
- escrever números por ordem crescente;
- identificar números pares e ímpares;
- calcular a metade (1/2), a terça parte (1/3) e a quarta parte (1/4);
- coordenadas;
- ler e escrever números ordinais (até ao centésimo);
- quantas horas tem um dia, quantos dias tem uma semana, quantos meses tem um ano;
- quantos minutos tem uma hora e quantos segundos tem um minuto;
- ler e marcar horas;
- traçar e identificar retas paralelas e perpendiculares;
- as tabuadas do 2, do 3, do 4, do 5, do 6 e do 10;
- ler e interpretar tabelas;
- ler e interpretar calendários;
- ler e compreender situações problemáticas, mostrando sempre como pensei;
- dividir;
- os algoritmos da adição, da subtração e da multiplicação;
- ...

» Ficha de Preparação para o Teste

_______________

Para o Teste de Avaliação Intercalar de Estudo do Meio, tenho de saber:
- que regiões formam o território de Portugal;
- identificar Portugal continental, a Região Autónoma dos Açores e a Região Autónoma da Madeira (e legendar mapas);
- quantos distritos tem Portugal continental;
- identificar (no mapa) o distrito onde se situa a escola;
- o nome do distrito onde se situa a escola, bem como o nome dos distritos vizinhos (os que fazem fronteira);
- o nome do distrito, do concelho e da freguesia da minha escola;
- o que é um distrito, um concelho e uma freguesia;
- o meu nome completo, a data de nascimento, a minha naturalidade (freguesia, concelho e distrito) e a minha nacionalidade;
- quais os simbolos que representam Portugal;
- pintar a bandeira de Portugal com as cores corretas,
- o que representam as cores verde e vermelho da bandeira;
- a letra do hino nacional;
- quais são os simbolos locais (os brasões);
- reconhecer o brasão da Quinta do Conde e da vila de Sesimbra;
- identificar a bandeira dos Açores e a bandeira da Madeira;
- ligar o nome de algumas ilhas ao respetivo arquipélago;
- ligar datas de acontecimentos a uma linha do tempo;
- observar uma árvore genealógica e identificar graus de parentesco (mãe, pai, irmãos, avós, tios, primos, cunhados...);
- a noção de década:
- ...

» Ficha de Preparação para o Teste

Avaliação Diagnóstica - Setembro 

Datas

- Teste de Estudo do Meio: dia 19 de setembro (segunda-feira)
- Teste de Matemática: dia 21 de setembro (quarta-feira)
- Teste de Português: dia 23 de setembro (sexta-feira)

Para o Teste de Avaliação Diagnóstica de Estudo do Meio, posso recordar:
- os meus dados pessoais;
- os meses do ano e o número de dias de cada um;
- as estações do ano;
- os seres vivos e os seres não vivos;
- as partes das plantas e a função de cada parte;
- animais domésticos e selvagens;
- os transportes terrestres, aéreos e aquáticos;
- os meios de comunicação pessoal e social;
- os cinco sentidos (órgãos / sentido / função);
- bons hábitos de saúde;
- regras de segurança na rua;
- regras de segurança na praia;
- as profissões;
- serviços públicos;
- materiais de origem natural e de origem artificial;
- as características do ar;
- regras de convivência social;
- ...

Para o Teste de Avaliação Diagnóstica de Matemática, posso recordar:
- leitura, escrita e decomposição de números até ao 1000;
- unidade, dezena e centena;
- números pares e ímpares;
- os números ordinais (até ao vigésimo);
- as tabuadas do 2, do 3, do 4, do 5, do 6 e do 10;
- a adição, a subtração, a multiplicação e a divisão;
- o dobro, o triplo, o quádruplo e o quintuplo;
- a metade, a terça parte, a quarta parte, a quinta parte e a décima parte;
- a fração que corresponde a um ponto assinalado numa semirreta;
- sequências numéricas;
- poliedros e não poliedros;
- sólidos geométricos e faces, arestas e vértices;
- triângulos, quadriláteros, pentágonos e hexágonos;
- o perímetro;
- a área;
- simterias;
- a “leitura” de calendários;
- a leitura e interpretação de diagramas;
- a leitura, a compreensão e resolução de problemas (mostrando sempre como pensei);
- ...

Para o Teste de Avaliação Diagnóstica de Português, posso recordar:
- leitura e compreensão de alguns textos do manual de Português;
- a identificação do titulo e do autor de um texto;
- a identificação de opções corretas de acordo com o texto lido;
- a identificação de frases com V (verdadeira) ou F (falsa), de acordo com o texto;
- a reescrita de frases falsas, de modo a torná-las verdadeiras;
- a descrição de um objeto, paisagem ou pessoa;
- a escrita de palavras por ordem alfabética;
- a reescrita de frases no masculino e no plural;
- a identificação de verbos, nomes (comum e próprio) e adjetivos;
- a representação dos diferentes sinais de pontuação;
- a escrita de palavras do mesmo campo lexical/área vocabular;
- a identificação de palavras da mesma família;
- a divisão silábica;
- a classificação de palavras quanto ao número de sílabas;
- a escrita de antónimos e sinónimos;
- a escrita de um texto relacionado com as férias;
- …